Voltando no passado, aqui vai uma lista dos melhores filmes que eu vi no ano de 2008. Lembrando sempre que a minha opinião é sempre baseada no meu próprio gosto, que se supõe livre de qualquer influência baba-ovística de cinéfilos wannabe cults ou cousas do gênero. S'embora?
1. 4 meses, 3 semanas e 2 dias. Filme romeno de chocar o cérebro e enternecer o coração. Uma história que mistura sovietismos, amizade, aborto e questões de vida. Há muito não me sentia tão preso e empatia por um personagem. Ele foi o ganhador da Palma de ouro de 2007, mas só saiu no Brasil em 2008, chegando e coroando minha lista.
2. Batman - o Cavaleiro das Trevas. G-zus, um filme de ação com questionamentos philosóphicos docarai, óptimas atuações e coração na boca. Eu, que sou fã de carteirinha da série dos anos 80/90 do Tim Burton, amei a atuação. Adoro Curinga, adoro Curinga! L-U-X-O.
3. Tropa de elite. Mereceu todo o alvoroço que causou. Dentre outras características boas, foi o primeiro filme brazuca de grande repercussão que provocou algum questionamento social. O melhor é que ainda trouxe à tona expressões luxo de outrora: fanfarrão!
5. Entre les murs. Mais um que questiona, desta vez o sistema educacional. À primeira vista, parece mais um filme professor-bem-intencionado-salva-alunos-da-periferia, mas, por incrível que pareça, é diferente. Nesses são ouvidas também as vozes dos alunos, que também questionam várias coisas. Bem ótimo.
Para quem não pôde ver, vale sempre a pena dar um pulinho na sua locadora. Uma ótima pedida para aqueles que não viajarão em janeiro - ponham os filmes em dia!
Beijos, me liga.