4 de janeiro de 2010

The diviner of the road

Adoro quando as maravilhas da curiosidade linguística me levam a outras áreas que me encantam, mormente a música.

E não é que, para a alegria dos meus ouvidos, estou levemente obcecado com a finada cantora sul-africana fofoluxa e polilíngue, Miriam Makeba?


Ela tem tudo para merecer o meu amor: voz ótima, letras luxas, posicionamento político (ela foi uma feroz crítica ao apartheid na África do Sul e por isso foi exilada por 30 anos, só retornando ao país natal a convite de Mandela) e diversas odes às correspondências musicais intercontinentais.

A título de curiosidade e exemplificação admirativa, Miriam cantou em xhosa, zulu, inglês, português brasileiro e francês, dentre outras.

Para quem se lembra, aquela cantora Daúde, um dos grandes jabás dos anos 90, gravou e cantou uma música famosa de Miriam, Pata Pata.

É por essas e por outras que meu assunto de predileção nérdica do momento é TUDO relacionado à África do Sul e África banta em geral.

Quem quiser me testar, é só me pôr para cantar Qongqothwane para ver, tsá?

Nenhum comentário: