16 de novembro de 2009

Lição sobre como fugir de chatos

Durante minha temporada na França, conheci um menino espanhol (da Galícia) na minha faculdade. Começamos a conversar, e como o galego é primo-irmão gêmeo do português, batíamos altos papos nativamente. Interesses linguísticos à parte, esse menine (pois acabou se revelando homensexual) era MUITO chato (categoria falastrão non-stop).

Foi então que um dia, motivado pelo sofrimento extremo causado pelo clima-cocô de Paris no inverno, resolvi dar uma escapada rápida para Madri num determinado final de semana. Muito inocentemente, comentei en passant com o colegue que eu estava querendo ir para a Espanha passar uns dias. G-zus, o tal pessoa sismou que tinha que ir comigo, que seria ótimo, que ele conhecia tudo e etc...

Detalhe: um dos motivos que mais me impulsionaram a fazer essa fofoluxa fuga era exatamente ter férias mentais de falações loucas (lembrando que eu dividia um microapê com a Imigrante Enlouquecida). Quando imaginei a situação em que passaria o dia inteiro com alguém que sofria de logorreia crônica e aguda concomitantemente e ainda ter que dividir o quarto, espasmos de pânico se me espalharam pelo corpo.

Como fugir de tal situaçã?
  1. Primeiro, tentei a famigerada estratégia tupinambo-brasileira: dar respostas vagas. Não funcionou, pois a insistência vencia.
  2. Segundo, lancei mão de doses cavalares de semancol: não fazer a menor questão de incluir a pessoa nos planos. Não surtiu efeito, pois ele me ligava, mandava SMS e me chamava no MSN.
  3. Terceiro, usei o trunfo dos ficantes pouco interessados: sumir da pessoa. Piorou a situação, pois ele triplicou o número de chamadas, mensagens, o caramba...

Tivemos então a comprovação da completa falha metodológica das abordagens mais frequentes de evitar chatos.

Eis então que recorri à minha própria abordagem: a sinceridade cortante.

Disse para ele que estava querendo ir para a Espanha para descansar e que preferia fazer isso sozinho.

Duas semanas depois, passei quatro dias num delicioso sol de inverno me jogando nas tapas e no descanso mental.

A honestidade seja louvada.

Nenhum comentário: