8 de novembro de 2010

Autoconvencimento

Há alguns anos, uma amiga, questionada por outra pessoa sobre a minha recusa a um convite feito logo antes, respondeu:

"Ele é muito voluntarioso!"

Tal palavra nunca tinha me passado pela cabeça para descrever a mim mesmo, mas confesso que ela caiu como uma luva.

Eu faço apenas aquilo que quero, quando sinto vontade de fazer.

Obviamente, isso não é em si de todo positivo. Ser governado pelas próprias vontades pode levar a um egocentrismo pouco agradável.

Como então transformei isso em algo mais palatável?

Descobrindo novas vontades. Às vezes me convenço de que devo fazer aquela coisa, pelo bem da flexibilidade, e aí o desejo de me tornar mais flexível me faz fazer algo que não faria se não tivesse pensado nisso.

Fez sentido? Para mim, sim.

2 comentários:

Jaime disse...

Is there such a thing as "agradável" egocentrism? Hehe...

Pablito disse...

You're right.

But what I meant to say that it was unpleasant for others.

Actually, when you think about, egocentric people are always trying to please themselves, so in that way it can be self-pleasing, though not at all positive.