22 de março de 2010

Leia, evada

Ainda está para ser inventada uma maneira mais interessante e enriquecedora de evasão do que a fuga pela literatura.

Eu, como leitor constante, ainda que não ávido, fui ao longo dos anos acumulando predileções-luxas por livros que me proporcionaram visões diferentes do mundo.

Sem mais delongas, os melhores livros que eu já li, até o dia de hoje, foram:


1. Minha vida de menina. Helena Morley.

Simplicidade, observação, insaites a respeito dos seres humanos e de sua psicologia. A autora, ainda jovem, foi capaz de captar um universo múltiplo de coisas a partir do seu dia-a-dia. Essa obra mostra o quanto as emoções fortes podem estar escondidas nas menores pequenezas. Adquira-o.


2. Grande sertão: veredas. Guimarães Rosa.

Além das questões filosóficas, além das discussões a respeito do amor proibido, esse livro nos transporta para um universo longe e perto (para quem é de Minas), num mundo de palavras e expressões que até dão dor de cabeça, mas valem a pena. Adquira-o.


3. É claro que você sabe do que estou falando. Miranda July

Esse entrou muito recentemente em minha lista, caindo como um raio no meu gostar. Não apenas pela minha eterna admiração pela artista/escritora, mas pela forma como ela consegue desvendar universos fora do comum a partir de pequenas estórias. Adquira-o.


4. Desonra. J. M. Coetzee

Nunca um autor conseguiu me passar tão contundentemente a visão de outro ser humano quanto Coetzee fez com seu personagem principal nesse livro. Direto, sarcástico, fortíssimo, esse livro me fez ver e pensar muito sobre as mais diversas coisas. Adquira-o.


5. O primo Basílio. Eça de Queiroz

Angústias, hipocrisias, inverdades, intrigas e sentimentos. Uma obra-prima da literatura mundial, que transporta o leitor para aqueles lugares, aqueles momentos e aquelas sensações. Apesar de só tê-lo lido recentemente, ele entrou catapultado no meu Top 5. Adquira-o.

Nenhum comentário: