26 de janeiro de 2010

Poliglotando

Pessoas que me conhecem um pouco melhor, ou que conhecem meus amigos, sempre me perguntam como eu faço para aprender e "falar tantas línguas estrangeiras". Antes de mais nada, registro aqui que de uma vez por todas que falo, do mais para o menos proficiente: português, inglês, francês, norueguês, espanhol e alemão. Entendo bem sueco e bastante dinamarquês, além de arranhar um islandês e me virar no hebraico.

"Como você faz isso?"

Primeiramente, eu adoro línguas. Adoro aprendê-las e adoro aprender sobre elas também. Talvez meu interesse tenha me levado a desenvolver um talento, mas o máximo que eu mesmo identifico dessa possível habilidade especial é a capacidade que eu tenho de analisar rapidamente os componentes estruturais de um idioma qualquer, ainda que eu não o fale.

Então, como estudioso, aqui vão algumas estratégias universais que parecem sempre funcionar no aprendizado de outra língua:

  • Pense sobre a língua. Como as ideias se conectam naquele idioma? As coisas são ditas na mesma ordem? Quando é que uma palavra, verbo, frase muda?
  • Ouça músicas no idioma. O nosso cérebro parece amar melodias e armazena melhor cousas com ritmo do que sem.
  • Assista programas (legendados ou não) na língua. Preste atenção nos sons, construção de frases e em gírias. Dá para pegar muita coisa.
  • Leia livros infantis/cheios de ilustração. Observe as figuras e veja as palavras; quais delas se repetem e de que forma; daí você tem algumas pistas sobre a estrutura delas.
  • Converse com crianças falantes nativas. Os pequenos falam uma versão menos complexa daquilo que você quer aprender, e corrigem os adultos sem medo.
Como já mencionado antes, minha nova obsessão linguística são as línguas bantas, das quais adoraria aprender pelo menos uma.

Mas, cada cousa na sua vez.

2 comentários:

Paulandre disse...

Adoro demais...também tenho uma certa habilidade pra coisa. Vejo filmes ou matérias de tv inteiros na língua mesmo sem entender. Fico com a sonoridade na cabeça e acabo compreendendo bastante. Parar palavras novas faço algumas sentenças memorizando os sinônimos.

Pablito disse...

Confirmou: você é o sonho de todo professor de línguas!